ChatGPT responde a perguntas nos carros da Peugeot. SUV elétrico e-3008 é dos primeiros a estrear o serviço

O ChatGPT foi integrado no sistema i-Cockpit e funciona em combinação com o assistente de voz OK PEUGEOT. A versão piloto do serviço foi lançada hoje num conjunto de cinco países onde se incluem França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha.

Depois da Volkswagen e da BMW terem detalhado os seus planos para a introdução de IA nos seus automóveis durante a CES 2024, a Peugeot anuncia que os seus automóveis também vão contar com o ChatGPT para responder às questões dos condutores e passageiros.

De acordo com Jerome Micheron, diretor de planeamento de produtos da Peugeot, a marca francesa vai trazer o popular chatbot da OpenAI para todos os seus veículos, incluindo o novo modelo SUV elétrico e-3008, além de veículos comerciais ligeiros, avança a Reuters.

Clique nas imagens para ver o SUV e-3008 com mais detalhe

Tek Peugeot SUV elétrico e-3008

Peugeot | SUV elétrico e-3008 Peugeot | SUV elétrico e-3008 Peugeot | SUV elétrico e-3008 Peugeot | SUV elétrico e-3008 Peugeot | SUV elétrico e-3008 Peugeot | SUV elétrico e-3008 Peugeot | SUV elétrico e-3008
A versão piloto do serviço com o ChatGPT é lançada hoje num conjunto de cinco países, composto por França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha. Após os testes-piloto nestes cinco mercados, a Peugeot planeia avançar com uma expansão do serviço na segunda metade de 2024.

Em comunicado, a marca explica que o novo serviço se enquadra num dos cinco pilares do projeto E-LION, em específico, o da experiência dos consumidores. O ChatGPT foi integrado no sistema i-Cockpit e funciona em combinação com o assistente de voz OK PEUGEOT.

Quando o assistente de voz é ativado, os utilizadores precisam apenas de colocar questões para obterem uma resposta do chatbot. O ChatGPT poderá dar resposta a perguntas específicas, apresentando, por exemplo, sugestões de marcos históricos ou culturais para visitar numa cidade.

Carros com ChatGPT e com combustível de hidrogénio apresentados na CES 2024
Carros com ChatGPT e com combustível de hidrogénio apresentados na CES 2024
Ver artigo

O chatbot guiará depois os condutores pela viagem em combinação com o sistema de navegação. A Peugeot afirma que o ChatGPT poderá também tornar as viagens mais interessantes ao interagir com os passageiros.

Recorde-se que, no caso da Volkswagen, a fabricante alemã tenciona estrear um chatbot alimentado pelo ChatGPT nos seus modelos durante este ano. As gamas Passat, Tiguan e Golf também vão ficar mais inteligentes. A IA vai ajudar, por exemplo, a regular a temperatura do ar condicionado, definir a navegação, além de suportar um assistente pronto a responder às questões colocadas pelos passageiros em voz natural.

Clique nas imagens para recordar as novidades do mundo automóvel na CES 2024

Automóveis CES 2024

Sony Honda AfeelaSony Honda AfeelaSony Honda AfeelaSony Honda AfeelaSony Honda AfeelaSony Honda AfeelaSony Honda AfeelaSony Honda AfeelaSony Honda AfeelaVolkswagenVolkswagen GTi Mercedes-BenzMotor de combustão de hidrogénio desenhado pela Motul e GCK Battery Motor de combustão de hidrogénio desenhado pela Motul e GCK Battery LG MagnaLG AlphaBMWBMW
Durante a CES 2024, a BMW lançou a nova geração do sistema operativo iDrive, com suporte em IA e realidade aumentada, ligado ao infotainment. Segundo a fabricante alemã, o sistema permite aceder a apps de terceiros para reproduzir música, vídeo e até videojogos para os passageiros, com direito ao uso de comandos.

Ainda antes da Volkswagen e da BMW, a Mercedes-Benz anunciou no ano passado que começou a oferecer, aos clientes nos Estados Unidos, serviços de IA generativa do ChatGPT integrados no assistente de condução MBUX.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Mercedes ChatGPT

Mercedes ChatGPTMercedes ChatGPTMercedes ChatGPTMercedes ChatGPT

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top