Holobox traz o conceito de holograma para novos modelos de comunicação

Ainda não é o telestransporte, mas está próximo. A Hologram trouxe para Portugal um novo conceito de comunicação com a Holobox, onde é possível apresentar a representação realística de uma pessoa ou produto com vários casos de uso na comunicação, saúde e educação. Amanhã a Holobox TEK vai mostrar como funciona no Congresso da APDC, em Lisboa.

A partir de qualquer ponto do mundo, onde existe um pequeno estúdio montado e capacidade de ligação, é possível agora fazer uma transmissão em direto de uma representação holográfica hiperrealista de uma pessoa ou de um produto, garantindo conteúdos 3D de alta definição. Parece quase magia mas já é realidade com a Holobox, a tecnologia que a Hologram está a representar na Europa e que traz um novo conceito de comunicação.

Esta tecnologia consegue enganar o cérebro e parece mesmo que há uma pessoa dentro da caixa, com quem podemos interagir em tempo real“, explica Pedro Costa, fundador e CEO da Hologram ao TEK. E com isto “abre-se uma caixa de Pandora” em relação aos múltiplos casos de uso a dar à Holobox.

Entre os exemplos possíveis está a integração em palco para uma conferência à distância, como no caso referido das Nações Unidas, uma teleconsulta ou uma aula, onde os pacientes e alunos vêm uma transmissão em tempo real do médico ou do professor, podendo conversar como se estivessem no mesmo espaço. Para além da imagem holográfica, que é muito mais realista do que se estivéssemos a olhar para um ecrã 2D, a comunicação de baixa latência e a facilidade de instalação completam o pacote de vantagens.

Veja as imagens da Holobox

Holobox da Hologram

Holobox da HologramHolobox da HologramHolobox da HologramHolobox da HologramHolobox da HologramHolobox da Hologram

“Mesmo alguém que entra em palco na Holobox está a ver e a falar com as pessoas da plateia em tempo real”, explica Pedro Costa.

A Holobox vai estar amanhã e depois, dia 1 e 2 de julho, no 34º Congresso da APDC, em parceria com o TEK para mostrar a nova marca TEK Notícias e convidar os participantes da conferência a contribuir para ajudar a construir o novo site que estamos a preparar. Em cerca de uma hora estava todo o equipamento montado e pronto a ser usado.

O CEO da Hologram partilhou outros casos de aplicação, como a ativação de uma marca de carros ou de bebidas, mas também a possibilidade de ter um recepcionista virtual  num hotel, ou à porta de uma loja.

A ligação ao vivo em 4K permite transmitir diretamente de um local remoto para a Holobox instalada no local, que apenas necessita de uma ligação à internet estável para facilitar a transmissão em tempo real“, adianta Pedro Costa, detalhando que as gravações podem ser feitas sobre fundo branco no estúdio da Hologram ou num local à sua escolha.

Para além da transmissão em direto é possível gravar o holograma e até adicionar um sistema de Inteligência Artificial e um chatbot para dar respostas sobre temas específicos, e a tecnologia de geração de imagem de vídeo, ao género dos deepfakes, consegue resultados muito realísticos.

A Hologram está também a apostar em outras tecnologias de display que têm grande impacto na comunicação visual, como os LED transparentes hoolográficos que podem ser montados em grande escala. “O ecrã é transparente e invisível, e aas imagens 3D parecem flutuar no espaço”, explica Pedro Costa. A tecnologia permite um alto contraste e efeito 3D mas sem necessidade de óculos adicionais.

Hologram
créditos: Hologram.pt

A aplicação em montras, espaços empresariais ou eventos, em superfícies de vidro planas ou curvas, são algumas das possibilidades, mas uma das propostas da Hologram é também de substituir os roll ups tradicionais por estes equipamentos, com formatos que podem ir de 55 às 90 polegadas.

No portfólio da empresa contam-se ainda os filmes inteligentes de Cristal Líquido, que podem funcionar como cortinas e ser instalados em construções novas ou adaptados a espaços existentes, alternando instantaneamente entre opaco e transparente, permitindo um controlo dinâmico da luz e funcionando também como superfície de projeção em alta definição. “São muito utilizados em design de interiores e arquitetura, centros comerciais, transportes até em stands para feiras e eventos”.

Se estiver no Congresso da APDC não deixe de experimentar a Holobox no Tech & Innovation Show.

 

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top