Quantas horas de exercício diário precisa para ficar em forma? Duas se estiver no espaço

Com os doces típicos da época ou sem eles, há uma rotina de duas horas diárias de exercício regular a bordo da Estação Espacial Internacional, que o astronauta Matthias Maurer faz questão de explicar.

A partilha do quotidiano a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) já vem sendo algo a que alguns dos seus visitantes nos habituaram. E enquanto o francês Thomas Pesquet não regressa para a “terceira volta”, parece que é a vez do astronauta alemão Matthias Maurer substituir o colega no “palco” das redes sociais.

Depois de recentemente ter feito um vídeo no local mais cobiçado da ISS, a cúpula coberta com sete janelas panorâmicas que permitem desfrutar de uma vista excecional, Matthias Maurer decidiu agora dar a espreitar a rotina de exercício diário de quem passa pelo laboratório espacial.

O astronauta alemão explica que que há uma cultura de duas horas de exercício regular para todos a bordo da ISS, destinada a ajudar a manter a forma e a reter densidade óssea e massa muscular durante as missões de longo prazo.

Num post publicado no Twitter, Matthias Maurer partilha o vídeo e detalha como o exercício é importante.

“Não há exceção quando se trata de duas horas diárias de exercícios a bordo da @Space_Station. Isso serve, não só, para nos manter em forma após as guloseimas festivas, mas, ao mesmo tempo, é importante para fortalecer a nossa massa muscular e a densidade óssea no ambiente sem gravidade do espaço”, escreveu no seu tweet.

Matthias Maurer e os seus três colegas viajaram a bordo de uma espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, a 11 de novembro último. Antes disso o lançamento da Crew-3 foi adiado várias vezes devido às condições meteorológicas.

A missão da Crew-3 vai ter uma duração de seis meses e é a terceira no âmbito do programa que junta a NASA à empresa de Elon Musk, através do qual a agência recorre a empresas de transporte espacial privadas. Com a Space-X estão acordadas seis missões de transportes para e da EEI.

Além do astronauta alemão da ESA – que faz a sua estreia -, é constituída pelos astronautas da NASA Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn. A Crew-3 substituiu a Crew-2 que regressou dois dias antes, da qual fazia parte Thomas Pesquet, depois de quase 200 dias no espaço.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top