“Jovens Recrutas” promete ser uma exploração comovente de temas como a amizade, o espírito de resiliência e a procura de um lugar no mundo, com humor afiado e muita sensibilidade.
Se há coisa que a Netflix é boa a fazer é dar aos seus subscritores séries com histórias que prometem criar emoções – e “Jovens Recrutas” é mais um exemplo disso. Lançada no passado dia 9 de outubro, a nova produção, inspirada numa história verídica e que junta comédia e drama numa só narrativa, tem a homossexualidade como um dos temas centrais, e a dificuldade que existe em “ser-se diferente” num ambiente criado por e para homens que se dizem Machos Alfa. Isto porque a história se passa dentro do mundo do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.
“The Pink Marine” é o nome da autobiografia em que se baseia a nova produção, escrita pelo ex-fuzileiro naval norte-americano Greg Cope White. Na obra, o homem descreve-se a si mesmo com um “fracote inseguro” de Nova Orleães, que teve de enganar o sistema logo no exame físico inicial e que teve de mentir sobre a sua sexualidade para conseguir entrar. Andy Parker, o criador da produção, entendeu assim que a história de Greg Cope White dava uma ótima série para a Netflix, e foi isso mesmo que aconteceu: está no top das séries mais vistas desde que saiu.
Aqui, o espectador fica a conhecer então Cameron Cope (Miles Heizer), um jovem sem rumo que vive numa casa caótica com a mãe narcisista, Barbara (Vera Farmiga), e que decide alistar-se no exército nos anos 90. No entanto, esta era uma época em que ser homossexual dentro do exército ainda era ilegal, então Cameron acabou por esconder a sua sexualidade – algo que, na verdade, já fazia antes, uma vez que nunca tinha admitido que gostava de homens. Ao seu lado está Ray McAffey (Liam Oh), filho de um respeitado e rigoroso fuzileiro.
Este é o melhor amigo leal e incondicional de Cameron, que carrega o peso da expectativa de ser o melhor em tudo por causa do pai. Contudo, quando o treino militar abala a sua autoconfiança, Ray vê-se obrigado a repensar o rumo da sua vida. Juntos, os amigos vão assim enfrentar as minas reais e metafóricas do treino militar, formando laços improváveis com outros colegas e descobrindo quem realmente são.
Mas além dos melhores amigos, há um outro nome que viverá uma história diferente: o Sargento Sullivan (Max Parker). Fuzileiro de elite, condecorado por bravura em inúmeras missões secretas, também este luta para esconder o seu próprio segredo, e assombrado pelo passado, Sullivan vê em Cameron uma versão de si mesmo e tenta prepará-lo para a guerra que enfrentará depois de qualquer treino. Entre dilemas pessoais e profissionais, a sua história também merece ser ouvida.
Assim, “Jovens Recrutas” promete ser uma exploração comovente de temas como a amizade, o espírito de resiliência e a procura de um lugar no mundo, com humor afiado e muita sensibilidade dentro de um campo de batalha cheio de egos e músculos. Do elenco ainda fazem parte nomes como Cedrick Cooper, Ana Ayora, Angus O’Brien, Dominic Goodman, Kieron Moore, Nicholas Logan, Rico Paris, Blake Burt, Logan Gould, Zach Roerig e Johnathan Nieves.







