Nova aventura de milionário Jeff Bezos no espaço já está preparada

O foguetão da Blue Origin tem data de partida marcada para esta quarta-feira, dia 8 de janeiro, a partir da uma hora da tarde em Cabo Canaveral, na Flórida.

É o primeiro voo do foguetão de carga pesada New Glenn da Blue Origin, com o qual a empresa espacial do fundador da Amazon, Jeff Bezos, que concorrer com a SpaceX de Elon Musk e consolidar a sua posição num setor cada vez mais competitivo.

Com 98 metros de altura, o foguetão da empresa norte-americana poderá descolar do Cabo Canaveral, na Flórida, a partir da 1h00 de quarta-feira (06h00 em Lisboa). Se não existirem condições favoráveis, haverá uma nova janela de lançamento na próxima sexta-feira

A Blue Origin já transporta turistas ao espaço desde 2021, com o foguetão New Shepard, mas até à data não realizou nenhum voo para além da órbita terrestre. O milionário dono da Amazon foi um dos quatro passageiros num voo que durou pouco mais de 10 minutos.

Veja as imagens

Com o New Glenn, a empresa pretende entrar no mercado de lançamento de satélites comerciais e militares, bem como no envio de naves espaciais para a Lua ou Marte. O foguetão é reutilizável e é apresentado como uma “nova era”.

Este voo inaugural irá representar “um grande passo em frente para a Blue Origin e para a indústria espacial”, afirmou à AFP uma analista do setor aeroespacial, Laura Forczyk.

O desafio da empresa é competir com a SpaceX, que atualmente domina o mercado, bem como com o grupo americano ULA e o grupo francês Arianespace.

“Nos últimos anos, a SpaceX tem sido praticamente o único interveniente no setor dos lançamentos comerciais e militares”, afirmou o antigo executivo da agência espacial americana e professor na Universidade de Standford Scott Hubbard.

O New Glenn é parcialmente reutilizável e deverá ser capaz de transportar até 45 toneladas para a órbita baixa da Terra, ou seja, mais do dobro da capacidade do Falcon 9, da SpaceX, embora inferior à capacidade do Falcon Heavy, lançado pela primeira vez em 2018.

Veja as imagens

Foguetão New Glenn da Blue Origin Jan 2025

Blue Origin New GlennBlue Origin New GlennFoguetão New Glenn da Blue OriginFoguetão New Glenn da Blue OriginFoguetão New Glenn da Blue OriginFoguetão New Glenn da Blue OriginFoguetão New Glenn da Blue OriginFoguetão New Glenn da Blue OriginFoguetão New Glenn da Blue OriginFoguetão New Glenn da Blue OriginFoguetão New Glenn da Blue OriginFoguetão New Glenn da Blue OriginFoguetão New Glenn da Blue Origin
A bordo do foguetão segueum protótipo de uma nave espacial concebida para realizar operações no espaço e deslocar satélites para as suas órbitas finais. As funções técnicas deste rebocador multiúsos serão testadas durante a missão, que deverá durar seis horas, segundo a empresa.

Se o lançamento for bem-sucedido, estão previstos outros voos do New Glenn já este ano.

A empresa de Jeff Bezos já assinou contratos com vários clientes, incluindo com a NASA, para uma missão a Marte, prevista para a primavera, e com a Ártemis 5, para uma missão tripulada à Lusa em 2030.

A Blue Origin celebrou também contratos com o governo norte-americano para missões de segurança nacional e com operadores comerciais para a instalação de satélites de Internet. A empresa deverá ainda ser responsável pelo lançamento de alguns dos satélites da Amazon que quer desenvolver uma constelação concorrente da Starlink com o projecto Kuiper.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top