Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   

A Soyuz MS-23 está a caminho da Estação Espacial Internacional para trazer de volta à Terra dois cosmonautas russos e um astronauta norte-americano, que ficaram sem “boleia” porque a nave original foi danificada.

A Rússia lançou esta madrugada uma nave espacial Soyuz não tripulada em direção à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês). A Soyuz MS-23 tem como missão trazer de volta dois cosmonautas da Roscosmos e um astronauta da NASA, cujo regresso estava comprometido depois da nave original – a Soyuz MS-22 – ter sido danificada por um meteorito de pequena dimensão, em dezembro último.

Se tudo correr como planeado, a SMS-23, cujo lançamento pode ver através de uma transmissão emitida pela NASA, chegará ao seu destino durante a manhã do próximo domingo. Já o regresso dos cosmonautas Dmitriy Petelin e Sergey Prokopyev e do astronauta Frank Rubio só deverá acontecer no final deste ano.

Clique nas imagens para ver o lançamento

Tek lançamento Soyuz MS-23

Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   
Antes do lançamento desta sexta-feira – que inicialmente esteve previsto para 20 de fevereiro – a agência espacial russa considerou duas possibilidades: enviar uma nave com um cosmonauta a bordo ou em regime não tripulado. Optou pela segunda, já que a variante do voo tripulado exigiria alterações na nave e mais preparação da tripulação, o que levaria ao adiamento do lançamento por várias semanas.

Os cosmonautas russos da EEI relataram ao centro de controlo, em dezembro último, que um sensor indicava que a pressão tinha caído no sistema de refrigeração da Soyuzindicando uma fuga, o que acabou por ser confirmado visualmente.

Veja as imagens da ISS e dos seus vários módulos

Constituição da Estação Espacial Internacional

Módulos da Estação Espacial InternacionalMódulos da Estação Espacial InternacionalMódulos da Estação Espacial Internacional
A fuga do líquido refrigerante terá sido causada por um meteorito, que atingiu um dos radiadores externos da cápsula, causando danos que envolveram o segmento de equipamentos e propulsão da Soyuz, que também é composto pelo módulo de descida e compartimento de trabalho e descanso.

Meteorito de pequena dimensão pode ter causado fuga no módulo russo da Estação Espacial
Meteorito de pequena dimensão pode ter causado fuga no módulo russo da Estação Espacial
Ver artigo

O problema chegou a levar ao cancelamento de uma caminhada espacial prevista de Dmitriy Petelin e Sergey Prokopyev, mas nunca colocou em perigo nenhum dos membros da tripulação a bordo da ISS, asseguraram na altura as agências espaciais russa e norte-americana.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top