Netflix lançou 40 jogos em 2023. Aposta no gaming é para reforçar no próximo ano com novidades

A Netflix fez um balanço do ano, apontando um total de 86 títulos na plataforma, quase metade deles lançados em 2023. A empresa considera estar a dar os primeiros passos na estratégia de gaming e pretende reforçar a aposta em 2024.

Foi em julho de 2021 que a Netflix anunciou a entrada na indústria de gaming, como uma das estratégias para compensar o então abrandamento de receitas e subscritores. Nos últimos dois anos, a gigante do streaming tem dado passos para reforçar o seu catálogo e melhorar o acesso aos jogos. Começou com ofertas para smartphones, mas atualmente já está a fazer testes em computadores e Smart TVs.

Este ano de 2023 foi bastante importante para a consolidação da sua estratégia, mesmo que considere que ainda está numa fase embrionária. E já começou a assegurar alguns títulos importantes, como o Football Manager 2024 que na sua versão mobile é exclusiva da Netflix. Entre a compra e abertura de estúdios e os planos para começar a produzir os seus primeiros exclusivos para PC, a Netflix fez um balanço positivo de 2023.

Mike Verdu, vice-presidente da Netflix para o gaming, destacou o lançamento de 40 jogos, incluindo Grande Theft Auto Trilogy: The Definitive Edition, que está a chegar ao serviço. Refere jogos como FM 24 Mobile e Storyteller, “que os nossos membros estão a adorar”. O responsável da divisão diz que a empresa está comprometida a construir um portfólio com variedade e conteúdo para que todos encontrem um jogo na plataforma que gostem.

Em 2023, a Netflix lançou os dois primeiros jogos produzidos internamente para o seu catálogo. O primeiro foi Oxenfree II: Lost Signals, produzido pelo adquirido estúdio, Night School e Netflix Stories: Love is Blind, da Boss Fight Entertainment, mais um título de ficção interativa baseada em séries e filmes da plataforma. Encerrando o ano, a Netflix já soma 86 jogos disponíveis gratuitamente a todos os assinantes do serviço, sem compra de microtransações ou publicidade para os jogar.

“Com cerca de 90 jogos adicionais em desenvolvimento, apenas estamos a começar”, disse Mike Verdu, levantando a ponta do véu a quatro títulos de produção interna previstos para o próximo ano. O primeiro é Cozy Grove: Camp Spirit do seu estúdio interno Spry Fox. Trata-se de um simulador de vida, ou melhor, de morte, uma vez que o jogador tem de ajudar um espírito a assistir ursos fantasmas. Não faltam atividades e histórias fantasmagóricas.

Outros dois jogos previstos também se focam na simulação, tais como FashionVerse e Game Dev Tycoon. O primeiro incentiva os jogadores a tornarem-se um estilista e desenhar a sua própria moda, e ao mesmo tempo um influenciador. Neste jogo a criatividade soma pontos. Já em Game Dev Tycoon, como o nome indica, terá de experienciar a indústria do gaming nos anos 1980, construindo o seu próprio estúdio de produção. Terá de criar os melhores jogos e ganhar fãs em todo o mundo. Nesta edição exclusiva para a Netflix vai poder produzir adaptações de algumas das melhores séries e filmes da plataforma.

A plataforma chegou a acordo com a SEGA para o lançamento de Sonic Mania Plus em exclusivo para o Netflix Games e para mobile pela primeira vez. Dispensando apresentações, o jogo de plataformas conta com as personagens do universo Sonic, incluindo Tais, Knuckles. Vai poder experienciar o Sonic clássico e encontrar novos bosses e inimigos do exército robótico do Dr. Eggman.

Estão já confirmados outros títulos, tais como Braid: Anniversary Edition, Chicken Run: Eggstraction, Hades, Katana Zero, Paper Trail ou Monument Valley 1 e 2, para destacar alguns. Há também duas adaptações a videojogos. Uma é Rebel Moon produzido pela Super Evil Megacorp, que segue os eventos do filme de Zack Snyder numa produção da Netflix. O outro é um jogo dentro do universo da série sul-coreana Squid Game, um dos maiores êxitos da plataforma. Neste terá de competir com outros jogadores em jogos baseados na série.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top