Adobe lança ferramenta de IA Firefly Bulk Create que permite editar imagens em grupo

Com apenas um clique pode editar até 10 mil imagens, através da ferramenta de inteligência artificial Firefly Bulk Create da Adobe.

Os clientes dos programas de edição de imagem da Adobe podem aceder a novas ferramentas de inteligência artificial, que se encontram em testes beta. O objetivo é aliviar artistas e produtores de conteúdos de tarefas mais repetitivas. Uma das ferramentas chama-se Firefly Bulk Create e permite editar até 10 mil imagens, modificar o seu tamanho, mudar o seu fundo, apenas com um clique.

A nova ferramenta é uma evolução dos modelos de IA generativa que a Adobe criou para a plataforma Firefly, disponível em aplicações como o Photoshop e o Premiere Pro (beta), assim como na app para web. Segundo avança o The Verge, os utilizadores podem fazer o upload dos ficheiros das imagens para a ferramenta a partir do computador ou noutros locais da cloud, como o Dropbox e fazer a remoção dos fundos. Ou então, adicionar imagens de fundo específicas ou definir outras variantes de cores a partir de código hexadecimal.

Depois de processar, as imagens podem ser gravadas tanto em PNG como JPEG, esperando-se o suporte para ficheiros com extensão PSD para Photoshop nos próximos meses. Quanto à ferramenta de redimensionar, esta destina-se a criar rapidamente imagens com o tamanho definido para as plataformas como o Instagram ou Facebook, para ajudar os criativos nas campanhas de marketing nas redes sociais.

As imagens disponíveis na galeria, geradas a partir de prompts de texto são impressionantes e servem para inspirar os artistas. O objetivo é tornar as ferramentas mais acessíveis a criativos que não têm experiência em programação.

É ainda referido que a Adobe está a criar novas APIs para developers baseados nos serviços Firefly, que deverão estar disponíveis nas próximas semanas, para ajudar a acelerar a carga de trabalho na produção de vídeos e impressões. Uma outra ferramenta permite dobrar e corrigir os movimentos labiais dos protagonistas de vídeo, de forma a adaptarem-se até 14 diferentes línguas.

Para aceder às novas ferramentas, os interessados terão de ter ativa uma conta Adobe Firefly Premium e receber tokens para utilizar nas funcionalidades generativas da plataforma.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top