Campus da 42 Lisboa tem novo espaço com capacidade para 800 alunos no Beato Innovation District 

A 42 Lisboa ocupa agora 1.200 m2, Factory Lisbon, onde 800 alunos irão aprender programação gratuitamente. A escola de desenvolvimento de software decidiu integrar o ambiente “efervescente, multicultural e tecnológico” do Beato.

O novo campus da 42 Lisboa foi inaugurado na semana passada no Factory Lisbon, no Beato Innovation District, em Lisboa. O espaço tem capacidade para 800 alunos, os quais irão aprender a programar gratuitamente num local rodeado de inovação, criatividade e empreendedorismo.

A 42 Lisboa está na capital desde 2021, onde pratica um “método inovador e gamificado”, que promove a aprendizagem sem salas de aula, sem horários e sem professores. Desde a abertura da escola em Lisboa, que agora se mudou para o Beato, já receberam mais de 50 mil candidaturas e 1.500 alunos “das mais diversas nacionalidades e backgrounds”, dos quais 60 já concluíram o curso.

O Beato Innovation District “personifica tudo aquilo a que a 42 aspira: inovação, criatividade e empreendedorismo”, diz Pedro Santa Clara, presidente-executivo da 42 Portugal. O novo campus “representa o próximo capítulo da nossa missão de oferecer educação inovadora e acessível, rodeado por empresas tecnológicas, startups, iniciativas criativas e eventos culturais”, acrescenta.

Também os responsáveis pelo espaço estão satisfeitos com a chegada da escola ao local. Gil Azevedo, diretor-executivo da Unicorn Factory Lisboa, diz que a chegada da Escola 42 ao Beato Innovation District “é um passo significativo para a afirmação desta comunidade como um polo de inovação de relevo internacional”.

Veja na galeria imagens das novas instalações da 42 Lisboa, no Beato Innovation Disctrict:

Novo campus da 42 Lisboa abre no Beato Innovation District

Novo campus da 42 Lisboa abre no Beato Innovation District Novo campus da 42 Lisboa abre no Beato Innovation District Novo campus da 42 Lisboa abre no Beato Innovation District
Na escola 42 aprende-se na prática, desenvolvendo projetos entre pares num modelo que parece um jogo. Os alunos desenvolvem competências técnicas, mas também a capacidade de comunicação, de trabalho em equipa e de resolução de problemas, além de outras competências como a criatividade, autonomia e resiliência.

O programa da 42 destina-se a maiores de 18 ano, é gratuito, uma vez que a escola é financiada por mecenas, e não exige nem background académicos, nem experiência em programação, esperando-se que os candidatos sejam “proativos, curiosos, criativos, dedicados e gostem de trabalhar em equipa”. As candidaturas estão abertas todo o ano para Lisboa e para o Porto. A metodologia de aprendizagem assenta “numa experiência project-based e peer learning, muito enriquecida pela experiência presencial dos alunos no Campus”, explica a escola em comunicado.

Globalmente, a 42 tem mais de 21 mil alunos, em mais de 50 escolas, em 30 países, e é reconhecida como uma “uma das melhores escolas de programação e uma das mais inovadoras do mundo, segundo o ranking WURI 2024”.

Para assegurar a gratuitidade dos cursos em Lisboa, a 42 tem o apoio de um grupo de mecenas que inclui a Fundação Santander, a Vanguard Properties, a Fidelidade, a Fundação Galp, a Reformosa, a Bi4all, DST Group, a BA Glass, a Casa Relvas, a NTT Data, a MEO, a Axians, o BNP Paribas, a KPMG, a The Claude and Sofia Marion Foundation, Rita e Filipe Botton, o Observador e a Lead Consulting.

Este não é o primeiro espaço de aprendizagem a escolher o Beato para se instalar. Um ano após a abertura do primeiro espaço em Coimbra, o projeto de inovação tecnológica e ensino colaborativo Tumo chega, em setembro, a Lisboa. O programa educativo Tumo, também gratuito, destina-se a jovens dos 12 aos 18 anos, contribuindo para a igualdade de oportunidades e mobilidade social. Este programa educativo, complementar ao ensino formal, é promovido pela equipa da Shaken not Stirred, liderada por Pedro Santa Clara, o qual é também o presidente-executivo da 42 Portugal.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top