Açores servem de cenário para MEO testar chamadas e SMS por satélite em Portugal

A tecnologia Direct-to-Device permite a ligação direta entre dispositivos móveis através de satélites, numa solução que pode garantir cobertura em áreas de difícil acesso. Os testes foram feitos numa zona remota da Ilha de São Miguel, nos Açores.

O MEO testou com sucesso o envio de SMS e a realização de chamadas de voz em Portugal através de Satellite Direct-to-Device (D2D), uma tecnologia que permite a conectividade direta entre dispositivos móveis via satélite.

Este tipo de solução destina-se a garantir a resiliência do serviço de comunicações móveis, mesmo quando a cobertura tradicional não está disponível, abrangendo todos os ambientes, incluindo zonas remotas e ou de difícil acesso, como áreas marítimas.

Clique nas imagens da galeria para mais detalhes

MEO testa comunicações diretas por satélite nos Açores

MEO testa comunicações diretas por satélite nos AçoresMEO testa comunicações diretas por satélite nos AçoresMEO testa comunicações diretas por satélite nos AçoresMEO testa comunicações diretas por satélite nos Açores
Os testes foram realizados em parceria com a Lynk Global, numa área remota da Ilha de São Miguel, nos Açores.

China e a Amazon assumem rivalidade com a Starlink nas comunicações por satélite
China e a Amazon assumem rivalidade com a Starlink nas comunicações por satélite
Ver artigo

“Com as frequências usadas na rede móvel do MEO, os dispositivos ligaram-se diretamente aos satélites da Lynk, demonstrando com sucesso a realização de chamadas de voz e envio de SMS, utilizando os telemóveis padrão disponíveis no mercado”, refere o MEO em comunicado.

Segundo a operadora, a demonstração provou que a tecnologia D2D pode atuar como um complemento essencial às redes móveis, “assegurando conectividade mesmo em cenários de crise ou desastres naturais que comprometam a infraestrutura terrestre”.

“Este passo não só nos coloca na vanguarda da conectividade global, como também posiciona Portugal como um ponto de referência no uso de satélites para melhorar a comunicação e o acesso à informação em todo o mundo”, afirma José Pedro Nascimento, Chief Technology Officer do MEO, citado na nota à imprensa.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top