Crescimento no Algarve impulsiona cobertura de redes de alta velocidade em Portugal

A adesão à banda larga continua a crescer em Portugal. Cerca de 3,8 milhões de clientes contrataram serviços de alta velocidade no final do último trimestre de 2024, numa taxa de adesão de 89,2% entre as famílias. A fibra ótica é a tecnologia mais escolhida.

A cobertura de redes de alta velocidade em Portugal alcançou, no final de 2024, um marco significativo, com 95,3% dos alojamentos abrangidos, de acordo com os dados da Anacom. Um dos destaques foi o crescimento expressivo registado na região do Algarve, onde o número de residências cobertas aumentou 7,5% face ao ano anterior, um salto muito superior à média nacional de 1%. No Alentejo, o crescimento também foi notável, com um aumento de 3,5%.

A adesão aos serviços de alta velocidade continua a crescer. Cerca de 3,8 milhões de clientes residenciais contratavam serviços de alta velocidade no final do último trimestre de 2024, o que corresponde a uma taxa de adesão de 89,2% entre as famílias. A fibra ótica (FTTH) é a principal tecnologia escolhida, representando cerca de 70% dos contratos.

Em termos de velocidade, Portugal está entre os países de topo na União Europeia. Em dezembro de 2023, foi o quarto país com maior proporção de acessos com velocidades de download superiores a 100 Mbps (89,7%). No final de 2024, 92,4% dos acessos de banda larga fixa em Portugal eram ultrarrápidos (100 Mbps ou mais), e 20,9% já ofereciam velocidades acima de 1 Gbps.

Ofertas com velocidades mais elevadas aceleram Internet em casa com melhorias no download e upload
Ofertas com velocidades mais elevadas aceleram Internet em casa com melhorias no download e upload
Ver artigo
A coesão territorial tem sido reforçada com investimentos em regiões tradicionalmente menos servidas, nota a Anacom. O número de alojamentos cobertos por fibra ótica aumentou 1,6% face ao ano anterior, atingindo 6,1 milhões e uma taxa de cobertura de 94,1%.

Veja na galeria os dados publicados pela Anacom

Dados Anacom sobre redes de alta velocidade no 4º trimestre de 2024

Dados Anacom sobre redes de alta velocidade no 4º trimestre de 2024Dados Anacom sobre redes de alta velocidade no 4º trimestre de 2024Dados Anacom sobre redes de alta velocidade no 4º trimestre de 2024Dados Anacom sobre redes de alta velocidade no 4º trimestre de 2024Dados Anacom sobre redes de alta velocidade no 4º trimestre de 2024Dados Anacom sobre redes de alta velocidade no 4º trimestre de 2024Dados Anacom sobre redes de alta velocidade no 4º trimestre de 2024
A proporção de alojamentos e estabelecimentos cablados com FTTH efetivamente usados era de 55,3%. A taxa de utilização da fibra ótica é superior à média nacional em regiões como os Açores, o Norte e a Grande Lisboa, mas na Madeira permanece abaixo de 40%.

O número de alojamentos cablados com acessos de alta velocidade suportados em redes de TV por cabo (HFC – Hybrid Fiber Coaxial) totalizou 3,7 milhões. A cobertura deste tipo de redes era de 57,5% no final do quarto trimestre de 2024, acrescenta a Anacom.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top