Os resultados do estudo da GSMA com a Kearney reforçam que os operadores móveis continuam a ser a pedra angular do investimento em infraestruturas de internet móvel. Apesar disso, são quem obtém menos benefícios económicos diretos destas infraestruturas cruciais.
Os operadores móveis são responsáveis por 85% do investimento global em infraestruturas de comunicação de internet móvel, revela um novo relatório da GSMA e da consultora Kearney, divulgado durante o MWC Barcelona.
Só os operadores móveis contribuem com 109 mil milhões do total anual de 127 mil milhões de dólares investidos em infraestruturas móveis – excluindo dispositivos dos utilizadores. Outros intervenientes, como fornecedores de serviços na nuvem e de conteúdos, fazem investimentos muito menores.
Apesar do grande bolo de investimento, obtêm menos benefícios económicos diretos destas infraestruturas cruciais.
O relatório sublinha a importância das redes móveis na construção de infraestruturas críticas que permitam a transformação digital global, ligando milhares de milhões de pessoas a tudo, desde a banca aos serviços educativos, passando pelo entretenimento, e apoiando o crescimento económico de indústrias que dependem de uma conectividade robusta.
“As redes móveis são indispensáveis ao progresso digital: do comércio eletrónico e dos serviços financeiros às cidades inteligentes e aos cuidados de saúde, quase todos os sectores dependem da infraestrutura móvel”.
Para apoiar a contínua expansão e inovação da rede, a GSMA apela aos governos para que adotem quadros regulamentares que incentivem o investimento em infraestruturas móveis, simplifiquem as políticas de espectro e criem um ambiente financeiro justo e sustentável para os operadores.
“As conclusões reforçam a importância de uma abordagem colaborativa para o desenvolvimento das infraestruturas, garantindo que os operadores móveis operem em condições que permitam continuar a investir no crescimento económico e na inclusão digital”, pode ler-se no relatório.
O SAPO TEK está a acompanhar o MWC25 que decorre em Barcelona de 3 a 6 de março, siga todas as novidades e anúncios mais relevantes com o nosso especial.































































































































































































































