Tem entre 18 e 49 anos e quer tomar a dose de reforço contra a COVID-19? Agora já pode

Pessoas da faixa etária dos 18 aos 49 anos já podem ser vacinadas com a segunda dose de reforço contra a COVID-19, “mediante decisão individual”. Processo de vacinação vai ser preparado “nos próximos dias”, anuncia a Direção Geral da Saúde.

A Direção Geral da Saúde (DGS) anunciou esta sexta-feira, dia 13 de janeiro, que a vacinação de reforço contra a COVID-19 vai estar disponível para as idades entre os 18 e os 49 anos.

A DGS adianta que a vacinação “será operacionalizada nos próximos dias”, possibilitando “o acesso da população adulta entre os 18 e os 49 anos ao segundo reforço vacinal contra a covid-19, mediante decisão individual”, conforme atualização da norma da Campanha de Vacinação Sazonal, que “é efetuada num momento em que a maioria da população elegível no âmbito da Campanha de Vacinação Sazonal 2022-2023 está vacinada e após parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19”.

Até ao momento, apenas as pessoas com mais de 50 anos e outros grupos prioritários como os residentes em lares, profissionais de saúde e utentes com patologias de risco tinham acesso à segunda dose de reforço da vacina.

A Campanha de Vacinação Sazonal iniciou-se em setembro de 2022 e já foram administradas mais de três milhões de doses de vacinas, tendo sido a maioria administradas aos grupos elegíveis prioritários, acima dos 50 anos.

O total de doses desde o início da vacinação contra a COVID-19 é superior a 26 milhões e, em Portugal, terão prevenido 1,2 milhões de infeções e evitado cerca de 12 mil mortes, segundo o jornal “Público”. Daí “a importância da vacinação sazonal contra a covid-19 como medida mais eficaz de prevenção da doença ao longo dos meses de Inverno”, reforça a DGS. Portugal tem, atualmente, uma média diária de 343 casos de infeção, segundo dados do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top