Do papel para o ecrã. Estes são os 15 livros que vão dominar o cinema e o streaming em 2026

Com tantos livros prestes a ganhar nova vida no ecrã, 2026 promete ser um ano imperdível para leitores e amantes do cinema. Espreite algumas das adaptações que vão chegar.

As adaptações de livros não só para o cinema como também para o streaming continuam a ganhar força, e 2026 promete ser mais um ano marcante para os fãs de histórias que saltam das páginas para o ecrã. Com grandes apostas em narrativas já bastante conhecidas e elencos de peso a dar vida a personagens icónicas, a tendência mantém-se em alta – e os próximos lançamentos mostram que o fenómeno vai continuar forte.

Xana Toc Toc vai ser avó. “Não há amor maior que amor aos nossos”
Xana Toc Toc vai ser avó. “Não há amor maior que amor aos nossos”
Ver artigo

Entre os destaques, os romances voltam a assumir um papel central, com “Monte dos Vendavais” a ganhar uma nova adaptação com Margot Robbie e Jacob Elordi já em fevereiro, prometendo trazer um clássico intemporal e cheio de cenas picantes até ao grande ecrã.

Já Colleen Hoover volta a ser um dos nomes mais procurados de Hollywood, com pelo menos duas adaptações confirmadas para 2026: “Tudo Me Lembra de Ti” e “Verity”, dois livros que conquistaram milhões de leitores e que agora se preparam para conquistar também os fãs do cinema.

No entanto, os thrillers também não ficam para trás, e vão ganhar cada vez mais espaço no calendário das estreias. “A Criada” marca a primeira adaptação de um livro de Freida McFadden, a estrear já em janeiro com Sydney Sweeney e Amanda Seyfried, enquanto “Scarpetta” surge como uma das séries mais aguardadas da Prime Video, misturando mistério e crime e com Nicole Kidman no papel principal. E por falar na atriz, 2026 reserva ainda outro projeto de destaque: “Margo Tem Problemas de Dinheiro”, onde vai contracenar com Elle Fanning.

Mas a lista de adaptações não fica por aqui. Há muitos outros títulos a caminho, como “A Odisseia”, com Matt Damon, Tom Holland, Zendaya, Robert Pattinson, Mia Goth e Anne Hathaway, apontado como um dos filmes mais esperado do ano, uma nova versão de “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, ou ainda “Amanhecer na Ceifa”, do universo de “Jogos da Fome”. Assim, com tantos livros prestes a ganhar nova vida no ecrã, 2026 promete ser um ano imperdível para leitores e amantes do cinema.

Espreite as adaptações.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top