Fátima Lopes revela ligação especial com o papa Francisco. “Significou muito para mim”

A apresentadora é um dos rostos da operação especial que a SIC está a preparar para a Jornada Mundial da Juventude, em agosto. Católica e admiradora do papa Francisco, Fátima Lopes recorda momento especial durante anterior visita do Sumo Pontífice a Portugal.

Bento Rodrigues, Clara de Sousa e Conceição Lino na informação, Fátima Lopes no entretenimento. Estes serão os profissionais da SIC que darão a cara pela operação especial que irá acompanhar a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Lisboa de 1 a 6 de agosto. O convite para fazer parte da emissão, num acontecimento à escala global e que vai trazer à capital portuguesa mais de um milhão de participantes, deixou a apresentadora surpreendida, mas feliz.

Fátima Lopes revelou, na festa de apresentação da grelha de verão da SIC, esta segunda-feira, 19 de junho, que aceitou de imediato o convite. “É um desafio muito especial. O evento é muito especial, mesmo para quem não é católico. O importante é perceber que as jornadas têm um propósito que é muito bonito e nós, portugueses, tenhamos fé ou não, o que fizermos para essas jornadas, vai marcar o mundo. E pedirem-me para ser o rosto do entretenimento para as jornadas, fiquei muito contente porque, ainda por cima, sou católica”, explicou o rosto da estação de Paço de Arcos.

Esta quinta-feira, 22 de junho, o papa Francisco surgiu num vídeo publicado no Facebook da Jornada Mundial da Juventude a garantir a sua presença em Lisboa. “O médico disse-me que podia ir para estar convosco”, afirma. A saúde do chefe da Igreja Católica, cada vez mais frágil, poderá comprometer a sua vinda a Lisboa, embora a organização não queira falar, para já, em planos alternativos.

[facebook url=”https://www.facebook.com/watch/?v=1294300681195965″/]

“Independentemente de vir ou não vir, eu temo pelo estado de saúde dele, ponto. Já tem alguma idade, já tem as suas fragilidades, e só espero que ele recupere porque acho que as jornadas ganhariam um sentido especial com a presença dele. Tudo é pensado à volta do papa Francisco. Agora, se isso não acontecer, temos de nos lembrar que o que nós fizermos e a dignidade que nós dermos a cada ação que fizermos, estamos a homenageá-lo também”, relembra.

Fátima Lopes não é uma estreante nas emissões especiais ligadas a eventos religiosos. Em 2006, aquando da transladação do corpo da irmã Lúcia, um dos pastorinhos de Fátima, a apresentadora também fez parte da operação especial da SIC, juntamente com Clara de Sousa e, em 2017, na TVI, esteve com Manuel Luís Goucha e Pedro Pinto a acompanhar a visita do papa Francisco ao Santuário de Fátima. Desse momento, a apresentadora guarda uma recordação muito especial.

“Quando se estava a realizar a emissão, há um determinado momento em que o papa Francisco faz um momento longo de silêncio, sete ou oito minutos. As televisões continuam em silêncio, mas a dar imagens. E há um momento em que o realizador põe a imagem do papa Francisco de um lado, põe a minha ao mesmo tempo, e há uma fusão das imagens. E um espectador fez uma fotografia desse momento, em que a minha imagem está fundida com a do papa. Quando vi aquilo, teve tanto significado! Teve um impacto tão grande…eu adoro este papa, tenho uma identificação total com com ele. E aquilo significou muito para mim”, recorda Fátima Lopes, que mantém essa imagem na secretária. “Dá-me um alento especial”, assegura.

 

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top