A cerimónia será transmitida pelo quarto ano consecutivo na estação pública de televisão, mas vai mudar da RTP1 para outro canal. Tudo por causa das eleições legislativas. Entenda.
Ao contrário do que tem acontecido nos anos anteriores, não é a RTP1 que vai transmitir a cerimónia dos Óscares. Mas calma, porque a estação pública vai continuar aos comandos da transmissão da 96.ª edição do certame – só que, desta vez, vai estar em antena noutro canal.
Em comunicado, a estação confirmou a transmissão em direto e em exclusivo da cerimónia da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, que decorre na madrugada de domingo para segunda-feira, 10 para 11 de março respetivamente, em Los Angeles. Já que também é a noite das eleições legislativas em Portugal, é na RTP2 que vai poder acompanhar tudo este ano.
A emissão será conduzida por Mário Augusto a partir das 23 horas. É a primeira vez que o horário da cerimónia é antecipado uma hora, decisão que foi tomada pelo canal ABC. O objetivo é que os últimos prémios não sejam anunciados já perto da meia-noite na costa leste dos Estados Unidos da América, lê-se na “Vanity Fair“.
A cerimónia será apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel. Quanto aos nomeados, “Oppenheimer” lidera a corrida, já que conta com 13 nomeações, a quem se segue “Pobres Criaturas”, apenas com menos duas. “Assassinos da Lua das Flores” está em terceiro lugar do pódio, com 10, e “Barbie” tem oito.
Veja a lista dos nomeados.