Pedro Teixeira. “Não podemos obrigar ninguém a mudar de canal e a ver a nossa novela”

Em “Festa é Festa”, que estreia esta segunda-feira na TVI, Pedro Teixeira dá vida a Tomé Trindade, o “cusco” da aldeia. Uma incursão no humor, rodeado de “tubarões da comédia”, no ano em que celebra 18 anos de carreira.

Pedro Teixeira tem 40 anos e, em 2021, celebra 18 de carreira. Parece que ainda foi ontem que o vimos pela primeira vez na televisão, na pele de Simão na segunda temporada de “Morangos com Açúcar”, mas é bem verdade. O tempo passa e, de revelação, Pedro Teixeira passou a estrela principal da estação de Queluz de Baixo, onde também é apresentador.

O ator encabeça o elenco de “Festa é Festa”, a nova novela da TVI, e na qual dá vida a Tomé Trindade, um multifacetado treinador de hóquei / bisbilhoteiro profissional da aldeia da Bela Vida. Um desafio que se tem revelado “um bocado mais difícil” do que o que esperava.

“É um registo diferente daquele que costumo fazer. Estou rodeado de atores com muito talento e, acima de tudo, muito talento para comédia. A novela é toda muito leve e para rir, e é difícil acompanhar os meus colegas. Há muito talento aqui, estou rodeado do Pedro Alves, da Ana Guiomar, Ana Brito e Cunha, Marta Andrino, todos, sem exceção, são muito bons e tem sido difícil acompanhar o ritmo”, confessa o ator.

Na trama idealizada por Cristina Ferreira e escrita por Roberto Pereira, Pedro Teixeira e o humorista Pedro Alves (Bino Jesus, o presidente da junta de freguesia) são os principais rivais. Uma contracena inusitada e que marca a estreia do humorista em novela . “Ao início, mesmo nos ensaios, era muito difícil fazer as cenas com ele, porque ele está calado, a olhar para mim, e dá-me vontade de rir (risos)! Ele tem uma graça natural. Esta também é a primeira novela do Manuel Marques… agora imaginem o que é estar a gravar com esta malta toda! Eles são uns tubarões da comédia, é muito mais difícil para mim.”, diz Pedro Teixeira.

Apesar da maioridade da sua carreira (estreou-se em cinema, em 2003, no filme “Sorte Nula”), Pedro Teixeira prefere não valorizar esse número, mas sim a “admiração e respeito” que tem pelos seus colegas de profissão. “18 anos serviram para ir aprendendo. Tenho tido a sorte de trabalhar com atores muito bons e esta novela não é exceção”, confessa.

Festa é Festa - primeiro episódio
créditos: TVI

Na aldeia da Bela Vida, a disputa entre Bino e Tomé é pela presidência da comissão de festas da aldeia que, este ano, será transmitida pela TVI (um evento que vai cruzar ficção com realidade, lá mais para o final do verão). Pedro Teixeira faz par com Ana Guiomar (Aida) e representam “o casal mais evoluído da aldeia”.

Um reencontro, 18 anos depois de “Morangos com Açúcar”, série na qual encarnaram os irmãos Simão e Marta. “Reencontrarmo-nos ao final de tantos anos para sermos um casal claro que é difícil. Mas o foco desta novela não são os casais nem as histórias de amor. Existe de facto uma grande união dos dois, mas é para as coisas de casal e para brilharem junto dos outros na aldeia”, explica Pedro.

Festa é Festa - primeiro episódio
créditos: TVI

“Festa é Festa” vai estrear em desvantagem, uma vez que a rival SIC é líder o horário nobre com as novelas “Amor Amor” e “A Serra”. Quanto à rivalidade SIC versus TVI, Pedro Teixeira não podia ter uma visão mais pragmática.

“O que acontece hoje em dia é que a SIC é líder geral. São números, não há muitas dúvidas. O que eu posso dizer é que esta novela, noutros tempos, não tinha dúvida nenhuma que iria ter números melhores. Agora, isto é sempre uma incógnita. O público que vir, vai gostar. Não podemos obrigar ninguém a mudar de canal e a, naquele horário, ver a nossa novela. Uma coisa eu posso garantir: quem vir a novela, não vai sair defraudado”, diz o Tomé de “Festa é Festa”.

“Festa é Festa” estreia esta segunda-feira, 26 de abril, na TVI. A SIC vai transmitir um crossover das novelas “A Serra” e “Amor Amor”. 

 

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top