“Aqui Nasceu Portugal”. Já pode visitar a torre mais famosa de Guimarães (e sem pagar)

A Torre da Alfândega é talvez o local mais procurado da cidade berço de Portugal — e já pode visitá-la. Reabriu ao público este sábado, 3 de agosto.

Já pode visitar a torre de Guimarães onde está escrito “Aqui Nasceu Portugal”. A Torre da Alfândega foi reaberta ao público este sábado, 3 de agosto, depois de um período de requalificação. A cerimónia de inauguração aconteceu às 21 horas.

Poderá conhecê-la das 10 às 18 horas durante os próximos meses, assim como confirmou a Câmara Municipal de Guimarães, que não menciona qualquer valor para entrar na Torre da Alfândega. Afinal, porque foram feitas obras?

A requalificação do espaço visou preservar o património histórico de Guimarães e valorizar a experiência cultural dos visitantes. Passou, entre outras coisas, pela restauração física do monumento e pela preparação para a instalação de conteúdos museológicos.

O objetivo é também o de abrir “como núcleo expositivo/interpretativo da muralha e suas torres defensivas”, esclarece a Câmara Municipal da cidade berço de Portugal. Foram efetuadas limpezas (como a remoção de fungos, líquenes e sujidade em geral) e feitos esforços para impedir infiltrações de água, entrada de roedores e desenvolvimento de raízes.

A frase “AQUI NASCEU PORTUGAL” continuará iluminada por uma luz branca, mas a mesma poderá ser alterada, já que foi instalado um moderno sistema de iluminação RGB, que permiterá alterar da cor para “atos simbólicos”.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top