Este novo hotel do norte tem 700 anos de História (e um restaurante com assinatura Michelin)

Situado em Vila do Conde, o The Lince Santa Clara resulta da reabilitação do mosteiro de Santa Clara. Com o Atlântico e o rio Ave como cenário, este hotel de cinco estrelas tem dois restaurantes, um dos quais o Oculto, com assinatura do premiado chef Vítor Matos.

Há 700 anos, D. Afonso Sanches, filho ilegítimo do rei D. Dinis, mandava construir em Vila do Conde um convento para receber a Ordem das Clarissas. Com a extinção das ordens religiosas, no século XIX, o convento de Santa Clara foi, ao longo de mais de 100 anos, um centro estatal de tutela de menores. Até 2007.

E foram mais precisos mais uns anos para que, no passado dia 22 de março, no histórico edifício onde nasceu a lenda da Berengária (a expedita freira que terá posto na ordem as suas irmãs mais displicentes), abrisse portas o The Lince Santa Clara. Este hotel de cinco estrelas resulta da concessão a 50 anos atribuída em 2018 através do programa Revive ao grupo The Lince Hotels (que faz parte do grupo Arliz, sediado em Braga e com duas unidades hoteleiras nos Açores).

Do passado para o presente, e com o Atlântico como pano de fundo, o The Lince Santa Clara combina de forma harmoniosa tradição e modernidade, luxo e conforto. Situado na foz do Ave, este hotel tem 76 quartos e 11 suítes, das quais se destacam as mansardas, situadas na parte superior do edifício, que proporcionam uma vista única para o mar, rio e cidade.

A gastronomia está em destaque no The Lince Santa Clara. Além do restaurante Mosteiro, cujo menu está à responsabilidade de D. Júlia, “com uma cozinha criativa, inspirada na gastronomia portuguesa, onde a tradição e a autenticidade se entrelaçam”, o destaque vai para o Oculto.

O espaço dedicado ao fine dining tem a coordenação de Vítor Matos, chef que foi recentemente distinguido na primeira gala Michelin Portugal com a sua terceira estrela Michelin. “Na essência deste fine dining está a celebração dos produtos frescos e dos tesouros marinhos. Inspirados pela riqueza do oceano, cada prato é uma harmonia de sabores”, pode ler-se no site do hotel.

chef Vítor Matos
Vítor Matos coordenada menu do restaurante do The Lince Santa Claracréditos: Luis Ferraz

As experiências gastronómicas não ficam por aqui. Um dos espaços mais exclusivos do The Lince Santa Clara, a Wine Cellar, foi “pensado para os apreciadores de vinho, que aqui encontram mais de 100 referências, cuidadosamente selecionadas e disponíveis para degustação num ambiente mais intimista”. Há ainda mais dois bares (Abadessa e Arcos, no exterior), uma piscina infinita, ideal para as tardes de verão, piscina interior, ginásio, sala de eventos e a Loja do Mosteiro.

O descanso, o cuidado do corpo e da mente não foram esquecidos. O Aqueduto Wellness & Spa by Sisley Paris, um ante espaço dedicado ao bem-estar, tem acesso ao jardim exterior, onde é possível praticar meditação ou yoga.

De acordo com simulação feita no site do hotel para o fim-de-semana de 6 e 7 de abril, os preços começam nos 299€ por noite (alojamento e pequeno-almoço), na tipologia deluxe heritage double ou twin e vão até aos 537€ (royal suite)

Veja as fotos do hotel

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top