Fomos a Nova Iorque perceber como é que a Google pôs a IA a marcar-nos viagens baratas

Chama-se Flight Deals, já está disponível em Portugal e é a nova ferramenta da Google que substitui os filtros chatos por uma viagem de sonho baseada apenas numa frase. Confuso? Nós explicamos.

Até há bem pouco tempo, tinha duas formas de marcar uma viagem completamente personalizada aos seus gostos e necessidades: ou abria os cordões à bolsa e pedia a uma agência especializada para lhe fazer um roteiro que fosse ao encontro do que realmente queria, ou passava semanas ao telefone e em frente a um computador a organizar todos os detalhes e mais alguns.

Mas e se lhe disséssemos que, agora, só precisa de dois ou três cliques no seu telefone para organizar o seu roteiro de sonho e, melhor ainda, aos preços mais económicos e vantajosos? Foi justamente isso que a MAGG foi descobrir a Nova Iorque, nos EUA, em novembro, no evento de apresentação das novidades de Inteligência Artificial da Google.

A primeira a chegar ao nosso País, e já em funcionamento e em português, é a Flight Deals, uma funcionalidade baseada em IA que promete tornar o planeamento de viagens bastante mais simples e barato. E, para isso, precisa apenas de partir de uma frase.

Como? Nós explicamos. Imagine que quer fazer uma escapadinha a dois num destino romântico, em fevereiro, na Europa, mas não tem ideia fixa do destino. A Flight Deals usa então a inteligência artificial para encontrar os locais mais românticos com os voos em promoção e aos melhores preços. Ah, e caso opte por não dizer datas específicas, mas apenas um intervalo de meses, por exemplo, a funcionalidade também encontra as melhores oportunidades.

Esta ferramenta recorre à compreensão de linguagem natural para interpretar outros desejos vagos como “escapadinha para a praia”, “ver o melhor pôr do sol do Mundo” ou “fim de semana com amigas”. Em vez de o obrigar a escolher aeroportos e datas específicas, a IA analisa a intenção do pedido e sugere destinos, períodos ideais e voos com preços abaixo do habitual.

Segundo o Google Flights, o sistema identifica tarifas significativamente mais baixas do que o normal, assinaladas com um aviso de “% mais barato do que o habitual”, permitindo aos viajantes apanhar oportunidades que dificilmente surgiriam numa pesquisa tradicional.

Substitua os filtros chatos por um “amigo”

Em vez de filtros e menus complexos, basta escrever na barra de pesquisa aquilo que realmente deseja, sejam “voos baratos para a Europa em abril para fazer caminhadas” ou “viagem de neve no inverno”.

A inteligência artificial trata do resto e sugere destinos compatíveis, compara preços históricos e apresenta as melhores opções disponíveis, quase como se tivesse um amigo à disposição com imenso conhecimento de viagens e as melhores recomendações.

Depois de ter sido lançada inicialmente nos Estados Unidos, Canadá e Índia, a funcionalidade está agora disponível na maioria dos países e em mais de 60 idiomas, incluindo português. Isto significa que qualquer utilizador pode planear viagens de forma mais intuitiva, personalizada e acessível.

Como usar a nova funcionalidade da Google?

Usar a nova Flight Deals não podia ser mais simples e é a prova que a Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada — vá, se ignorarmos a quantidade de vezes que já fomos enganados com trailers falsos (sim, cartaz de “Um Sonho de Mulher 2”, estamos a falar para ti).

Basta escrever Flight Deals na barra de pesquisa do Google, ir para a página da ferramenta, e escolher o seu ponto de partida. Automaticamente, a Flight Deals escolhe a cidade em que se encontra no momento, mas pode alterar a partida.

FD

Depois, basta escrever a premissa inicial, sendo que a Google recomenda que seja o mais certeiro e específico possível na frase que constrói, dado que uma boa premissa é a chave para a ferramenta conseguir apresentar um roteiro que mais vá ao encontro daquilo que deseja.

Construa uma frase onde indica “quando, onde e como quer viajar” — o que se pode transformar em “semana com as amigas no verão e na praia” — e espere pelas opções mais económicas. Pode dar ainda mais detalhes sobre a pesquisa ao assinalar filtros como viagem de ida e volta, se deseja voos diretos, quantas pessoas são, preço máximo e duração da viagem, entre outros.

Depois da premissa feita, basta clicar no enter e esperar pelos resultados. Ao clicar nos que lhe parecem melhores, a ferramenta encaminha-o para o Google Flights, onde pode analisar ao detalhe as propostas.

Atualmente, a versão disponível da Flight Deals é a Beta, o que indica que ainda está em desenvolvimento e futuros ajustes podem ser feitos para tornar a ferramenta ainda mais certeira.

 

 

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.
Scroll to Top